segunda-feira, 4 de maio de 2009

Maldita inovação ....

Meu Deus...
Não foi assim à tanto tempo... que me lembro de ausência deste maravilhoso objecto... o telemóvel...
Lembro-me bem, do telefone lá de casa... era preto e os números discavam-se circulando. muitos pais até usavam um pequeno cadeado, na altura em que a nossa adolescência se comunicava gastando rios de dinheiro em chamadas.
Lembro-me bem, que para falarmos com os nossos pais usávamos o telefone do trabalho deles, e cada vez que não estávamos em casa ninguém sabia onde estávamos. E melhor, este telefone tinha uma coisa maravilhosa e rara nos dias de hoje - era isento de chamadas não atendidas !!!!
As pessoas comunicavam sem duvida muito mais, a minha família por exemplo, apreciava o jantar duma maneira maravilhosa, cada um contava o seu dia a dia e havia diálogo ao jantar.
Hoje em dia, as pessoas falam-se por dia mais de 1000 vezes e há hora do jantar já se esgotou a conversa, já não há novidades para contar.
Lembro-me das tardes que passava a brincar na rua com os meus amigos, quando chegasse a casa tinha a sensação maravilhosa da ignorância se a minha mãe tinha ligado para saber se eu estava a estudar ou não... e havia sempre a maravilhosa desculpa do " não ouvi ".
Hoje em dia, isso é impossível, porque se não atendemos à primeira, há sempre várias tentativas, e pior ou temos o aviso da chamada não atendida ou melhor ainda a mensagem...
Hoje em dia, este aparelho chamado telemóvel segue-nos por todo o lado, vamos a um sitio que não há cobertura de rede e é logo o diabo.
Eu chego a ter 2 telemóveis, o do trabalho que pode tocar fora de horas e não há desculpa para não atender porque é a empresa que paga, para transformar o trabalhador num rato de laboratório controlado, e tenho o pessoal que ainda não percebi porque continuo a usar.
Eu já vi inúmeros casos de problemas com telemóveis...
Por exemplo esse monstro que criaram chamado SMS, este monstro já desgraçou a vida de imensa gente...
Os sms que as namoradas apanham para outras raparigas que não elas... os sms que os namorados não responderam e acabaram com a relação... as amigas que enviaram por engano uma fofoca que não podia ser descoberta... enfim...
Hoje em dia, as pessoas comunicam-se por telemóvel em vez de aproveitar os melhores momentos ao vivo e vive-los intensamente...
eu lembro-me de que quando se marcava um encontro, aquele encontro era sagradamente cumprido, não havia maneira de o cancelar... hoje em dia o telemóvel está apto para desmarcar um encontro num piscar de olhos...
Esta invenção, trouxe-nos a ausência de privacidade e descanso, trouxe-nos a confusão do " porque é que não atendes-te " ou " onde é que andas"... acabou com as conversas ao jantar e acaba com cada vez mais relações... porém é certo que também contribui para muitos inícios de romance... mas será que compensa ???
Eu por mim voltava ao TRIM TRIM TRIM da minha infância..

Sem comentários:

Enviar um comentário